Alergia a picada de inseto

Estrófulo: alergia a picada de insetos

A alergia a picada de insetos é chamada estrófulo. É uma alergia que ocorre mais freqüentemente em crianças de 1 a 10 anos de idade mas pode também ocorrer em adultos.

As lesões de pele aparecem como pápulas (bolinhas) ou vesículas e bolhas sobre uma área da pele avermelhada. Algumas vezes, dependendo da sensibilidade da pessoa, toda uma região do corpo pode ficar inchada e vermelha. O número de lesões é variável e a coceira é sempre muito intensa.

Os insetos que mais frequentemente causam o estrófulo são pernilongos e borrachudos e geralmente as lesões aparecem em áreas expostas. Aquelas que ficam agrupadas em áreas cobertas podem ser de picada de pulgas. Além desses, há outros insetos como a formiga e o carrapato.

As complicações mais comuns são: infecção secundária por bactérias trazidas pelas unhas, quando se coça a região afetada, manchas e cicatrizes nos locais das lesões.

O tratamento se faz através de anti-histamínicos orais e corticóide em cremes ou via oral, prescritos pelo médico. Os antibióticos são utilizados para combater à infecção secundária. Além disso, pode-se adotar medidas preventivas tais como: evitar locais e horários de grande afluxo de insetos, usar roupas protetoras e utilizar repelentes de insetos.