Afta

O que é?

São feridas pequenas e bem delimitadas que afetam a parte interna da boca de pessoas sadias. O nome se origina da palavra grega Aphthae, que significa úlcera.

Causas

A causa das aftas permanece desconhecida mas aparentemente podem ser desencadeadas por traumas como: escovação, aparelhos ortodônticos, por estresse e períodos menstruais.
Há alguns anos suspeitou-se que a deficiência de vitaminas e alergias poderiam estar relacionadas com o surgimento das lesões mas diversos estudos científicos descartaram essas hipóteses. Curiosamente, os fumantes parecem apresentar menor incidência da doença.

Sintomas

Aparecem repentinamente, causam grande desconforto por vários dias e se curam por completo em aproximadamente 2 semanas.

Tratamento

Na maioria dos pacientes as lesões desaparecem em alguns dias. Existem alguns medicamentos que podem trazer alívio na dor das lesões e reduzir o tempo de inflamação.
Cabe ao seu dermatologista orientar a forma mais indicada de tratamento para cada caso, e o que é mais importante, a verificação da possibilidade das lesões estarem relacionadas a doenças mais graves.