Envelhecimento da pele

O que é?

À medida que envelhecemos vemos e sentimos certas mudanças em nossa pele. Ela se torna mais seca, enrugada e começam a surgir manchas.

Algumas dessas mudanças são naturais, inevitáveis e inofensivas e podem ser prevenidas ou tratadas. Outras, ainda, tais como: câncer de pele, são sérias e requerem atenção médica imediata.

Causas

Com o passar dos anos, a pele perde a elasticidade e as fibras de colágeno e de elastina, que são responsáveis em manter a elasticidade da pele, enfraquecem. A pele se torna mais fina, perde gordura e fica com a aparência de estar menos lisa e perde a firmeza.

Sinais e Sintomas

  • Rugas
  • Pele seca
  • Manchas na pele

Tratamento

Existem alguns tratamentos satisfatórios para se combater o envelhecimento da pele. É fundamental o hábito contínuo de usar protetor solar diariamente. O ácido retinóico e a isotetinoina tópicos, melhoram a textura da superfície da pele. Estudos recentes demonstram que estes produtos também podem reverter alguns dos efeitos provocados pelo sol. Os Alfa-Hidroxiácidos também são usados na reversão de alguns dos efeitos provocados pelo sol.

Dependendo do grau de envelhecimento pode-se realizar peelings superficiais ou profundos, Preenchimento Cutâneo para suavizar rugas, Toxina Botulínica para rugas ativas (provocadas pelo movimento muscular – franzir sombrancelhas, por exemplo) e rugas ao redor dos olhos – pés de galinha.

O tratamento da pele com Luz Intensa Pulsada é uma tecnologia utilizada para suavizar os sinais de envelhecimento da pele e eliminar manchas desencadeadas pelo sol (manchas senis ou melanoses solares).

A Radiofrequência combate a flacidez da pele que acompanha o envelhecimento.

A tecnologia de CO2 Fracionado é usada para combater o envelhecimento da pele, rugas e linhas de expressão.

Consulte o seu médico para maiores informações.

Cuidados

O aparecimento de rugas na sua pele depende principalmente de quanto tempo você ficou exposto ao sol durante a sua vida, pois ele é o principal responsável pelo envelhecimento da pele, mas também existe o fator hereditário.

A boa notícia é que algumas rugas podem ser prevenidas. Para se evitar aquelas causadas pelo sol, use sempre um protetor solar com fator de proteção no mínimo 15, um chapéu com aba e outros acessórios protetores. Não tome banho de sol deliberadamente e diminua a sua exposição das 10h00 às 15h00. Mantenha a pele hidratada, com produtos específicos para rosto e corpo, indicados pelo dermatologista.

Visite o dermatologista regularmente.