Verrugas vulgares

As verrugas são causadas por uma infecção viral nas células localizadas na camada superficial da pele. O nome deste vírus é Papilomavirus humano (HPV).

É possível que as verrugas passem de uma pessoa para outra. Geralmente alguns meses é o tempo que leva para que as verrugas se desenvolvam até o ponto de serem notadas, desde o primeiro contato. O risco de se contrair verrugas nas mãos, nos pés ou as verrugas planas é pequeno mas as verrugas genitais são muito contagiosas. Elas estão associadas com o câncer de colo no útero e, por este motivo, é importante o uso de precauções para que não haja contaminação das verrugas genitais pelo parceiro sexual.

Existem diversos tipos de verrugas que podem acometer diferentes áreas de pele. Podem ser únicas ou em grande número e acometer mãos ou pés (plantares) -geralmente arredondadas, duras, com aspecto vegetante, assemelhando-se a uma couve-flor; podem ser planas – pápulas achatadas, brilhantes, geralmente em grande número, mais comuns na face, área da barba em homens e pernas nas mulheres; filiformes e podem também ocorrer nos genitais.

Os dermatologistas são treinados para utilizar vários tipos de tratamento, dependendo da idade do paciente, do tipo, da quantidade e da localização das verrugas.

Tratamentos em casa com medicamentos de baixa potência, levam muitas semanas para se obter resultados favoráveis.

Aplicações semanais mais eficazes devem ser realizadas no consultório do dermatologista, que poderá usar ácidos ou crioterapia (congelamento) com nitrogênio líquido. Esses tratamentos raramente deixam cicatrizes porém normalmente é necessário repetir as aplicações com intervalos de uma a três semanas, até a cura total das lesões.

A eletrocoagulação (pequena cirurgia) é também uma opção para o tratamento, uma vez que a verruga ou as verrugas podem ser completamente removidas. Esse procedimento pode deixar alguma cicatriz e ser doloroso e não está indicado para verrugas que acometem ao redor das unhas e na região plantar dos pés.