Terapia fotodinâmica

Descrição

A terapia fotodinâmica, conhecida como PDT (do Inglês, photodynamic therapy) é uma modalidade de tratamento que utiliza a interação entre uma substância fotossensibilizadora, luz e oxigênio. O fotossensibilizador administrado pela via tópica é incorporado principalmente pelas células cancerosas e pré-cancerosas. Dessa forma, utiliza-se uma luz de comprimento de onda adequado para causar a excitação da substância fotossensibilizadora, o que acarreta a formação de espécies reativas do oxigênio, levando à morte celular. .

Indicações

• A terapia fotodinâmica (PDT) é utilizada para o tratamento de lesões pré-cancerosas da pele como as queratoses actínicas e em cânceres de pele não-melanoma como o carcinoma basocelular (superficial e nodular) e também na doença de Bowen.
  • Nos pacientes com múltiplas lesões de queratoses actínicas a PDT é capaz de tratar grandes áreas ao mesmo tempo.
  • Entre as principais vantagens da terapia fotodinâmica está o fato dela ser considerada um tratamento eficaz, com resultados estéticos significativamente melhores, possibilidade de tratamento de múltiplas lesões em uma mesma sessão e tratamento de lesões em localizações de difícil abordagem cirúrgica.

Como é feita a aplicação?

A Terapia Fotodinâmica é um procedimento realizado pelo médico dermatologista devidamente treinado para realizar este procedimento.O tempo de permanência do paciente na clínica é de aproximadamente 4 horas. Inicialmente o médico irá realizar uma curetagem (raspagem) das lesões (sob anestesia local, se necessário)e após será aplicado o medicamento sobre as lesões ou região a serem tratadas. É feito uma oclusão da região a ser tratada com filme plástico e após com papel alumínio e o paciente aguarda por 3 horas (tempo necessário para a penetração adequada do medicamento).Após este período o creme é removido e a área a ser tratada é iluminada com uma fonte de luz LED de comprimento de onda de 634 nm (Aktilite) durante um período de 7 a 10 minutos Durante o procedimento o paciente pode apresentar sintomas de ardência e queimação.

Sintomas e cuidados pós procedimento

Ocorre vermelhidão na área, com posterior formação de crostas, que irão se desprender no período de 3 a 4 dias, junto com uma descamação importante da pele. O paciente deve evitar a luz do sol e utilizar filtro solar recomendado pelo médico dermatologista.

Resultados

A Terapia Fotodinâmica oferece excelentes resultados cosméticos associado a índices elevados de cura, boa tolerância a dor e aceitação pelo paciente. O procedimento pode ser repetido em caso de novas lesões ou recidiva do tumor. É indicada uma sessão para lesões de queratoses actínicas e duas sessões, com intervalo de 7 dias para carcinomas basocelulares superficiais e nodulares e na doença de bowen.

voltar para tratamentos em dermatologia