DERMATOLOGIA

CLÍNICA & CIRÚRGICA

Sua pele merece cuidados e conhecimentos especiais. Tratamento para pele, cabelo e unhas.

A ESPECIALIDADE

A Dermatologia é uma especialidade da Medicina voltada ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças de pele, cabelo e unhas de adultos e crianças. A especialidade engloba ainda as doenças que acometem as mucosas, como boca e genitais.

A Dermatologia Clínica e Cirúrgica da Alergo visa o cuidado com os problemas de pele de modo integrado e atua em todos os processos fisiopatológicos que envolvem a pele – desde simples infecções, reações autoimunes e inflamatórias, e tumores – com tratamentos clínicos e/ou pequenas cirurgias, que são realizadas na própria Clínica.

Conheça, abaixo, os tipos de tratamentos

oferecidos pela Alergo Dermatologia:

Neve Carbônica

A neve carbônica (crioterapia) é indicada para tratamento de alopécia (queda de cabelos). Como é feito? - O tratamento consiste em uma aplicação de gás carbônico solidificado mais acetona no couro cabeludo. Essa reação promove ativação da circulação local, diminuindo e prevenindo a queda de cabelos ou a caspa. - A aplicação é feita geralmente uma vez por semana. - O tempo de tratamento e o número de aplicações necessários serão estabelecidos pelo médico considerando cada paciente e a patologia apresentada. - O médico também acompanhará a evolução do tratamento, podendo interrompê-lo ou prolongá-lo.
Observação: Somente o médico poderá esclarecer qualquer dúvida em relação ao uso de tinturas, reflexos ou permanentes durante o tratamento.

Nitrogênio Líquido

É um tratamento feito com nitrogênio na forma líquida, a uma temperatura de 196 graus negativos (crioterapia). É muito utilizado para tratamento de verrugas virais, pequenas lesões benignas e malignas da pele.
Como é feito?
A aplicação é feita com um aparelho spray, sobre a área afetada, causando um tipo de queimadura pelo frio, formação de crosta e posterior eliminação da lesão. Pode provocar, em alguns casos, uma bolha hemorrágica no local da aplicação.

Curetagem

Retirada de lesões benignas da pele. Como é feito? Utiliza-se anestesia local e instrumental cirúrgico esterilizado.

Eletrocoagulação de Lesão Cutânea

Procedimento cirúrgico para retirada de lesões de pele. Como é feito? Utiliza-se o aparelho de rádio frequência para destruir o tecido afetado.

Terapia Fotodinâmica

A terapia fotodinâmica, conhecida como PDT (do Inglês, photodynamic therapy) é uma modalidade de tratamento que utiliza a interação entre uma substância fotossensibilizadora, luz e oxigênio. O fotossensibilizador administrado pela via tópica é incorporado principalmente pelas células cancerosas e pré-cancerosas. Dessa forma, utiliza-se uma luz de comprimento de onda adequado para causar a excitação da substância fotossensibilizadora, o que acarreta a formação de espécies reativas do oxigênio, levando à morte celular.
Indicações: - A terapia fotodinâmica (PDT) é utilizada para o tratamento de lesões pré-cancerosas da pele como as queratoses actínicas e em cânceres de pele não-melanoma como o carcinoma basocelular (superficial e nodular) e também na doença de Bowen. - Nos pacientes com múltiplas lesões de queratoses actínicas a PDT é capaz de tratar grandes áreas ao mesmo tempo. - Entre as principais vantagens da terapia fotodinâmica está o fato dela ser considerada um tratamento eficaz, com resultados estéticos significativamente melhores, possibilidade de tratamento de múltiplas lesões em uma mesma sessão e tratamento de lesões em localizações de difícil abordagem cirúrgica. Como é feita a aplicação? A Terapia Fotodinâmica é um procedimento realizado pelo médico dermatologista devidamente treinado para realizar este procedimento.O tempo de permanência do paciente na clínica é de aproximadamente 4 horas. Inicialmente o médico irá realizar uma curetagem (raspagem) das lesões (sob anestesia local, se necessário)e após será aplicado o medicamento sobre as lesões ou região a serem tratadas. É feito uma oclusão da região a ser tratada com filme plástico e após com papel alumínio e o paciente aguarda por 3 horas (tempo necessário para a penetração adequada do medicamento).Após este período o creme é removido e a área a ser tratada é iluminada com uma fonte de luz LED de comprimento de onda de 634 nm (Aktilite) durante um período de 7 a 10 minutos Durante o procedimento o paciente pode apresentar sintomas de ardência e queimação.
Sintomas e cuidados pós-procedimento: Ocorre vermelhidão na área, com posterior formação de crostas, que irão se desprender no período de 3 a 4 dias, junto com uma descamação importante da pele. O paciente deve evitar a luz do sol e utilizar filtro solar recomendado pelo médico dermatologista.
Resultados: A Terapia Fotodinâmica oferece excelentes resultados cosméticos associado a índices elevados de cura, boa tolerância a dor e aceitação pelo paciente. O procedimento pode ser repetido em caso de novas lesões ou recidiva do tumor. É indicada uma sessão para lesões de queratoses actínicas e duas sessões, com intervalo de 7 dias para carcinomas basocelulares superficiais e nodulares e na doença de bowen.

Cauterização Química

Procedimento utilizado para tratamento de lesões benignas da pele e verrugas vulgares.
Como é feito? É realizado pelo médico através de aplicação de substância química sobre a lesão. Dependendo do diagnóstico, será necessária mais de uma aplicação. O intervalo entre elas é determinado pelo médico.

Infiltração Intra-lesional

Procedimento indicado para tratamento de cicatrizes hipertróficas, queloides, lesões pruriginosas localizadas, algumas lesões de psoríase, eczema crônico e alopécia areata.
Como é feito? É realizado pelo médico, com aplicação de medicamento na área afetada.

Excisão e Sutura

Procedimento cirúrgico para remoção de lesões de pele (benignas ou malignas). Como é feito? Utiliza-se anestesia local, instrumental cirúrgico esterilizado e retirada de pontos após 7 a 15 dias.

Unidade Lapa

Tel. 11 3649-0900