Neve Carbônica
A neve carbônica (crioterapia) é indicada para tratamento de alopécia (queda de cabelos).
Como é feito?
- O tratamento consiste em uma aplicação de gás carbônico solidificado mais acetona no couro cabeludo. Essa reação promove ativação da circulação local, diminuindo e prevenindo a queda de cabelos ou a caspa.
- A aplicação é feita geralmente uma vez por semana.
- O tempo de tratamento e o número de aplicações necessários serão estabelecidos pelo médico considerando cada paciente e a patologia apresentada.
- O médico também acompanhará a evolução do tratamento, podendo interrompê-lo ou prolongá-lo.
Observação:
Somente o médico poderá esclarecer qualquer dúvida em relação ao uso de tinturas, reflexos ou permanentes durante o tratamento.
Nitrogênio Líquido
É um tratamento feito com nitrogênio na forma líquida, a uma temperatura de 196 graus negativos (crioterapia). É muito utilizado para tratamento de verrugas virais, pequenas lesões benignas e malignas da pele.
Como é feito?
A aplicação é feita com um aparelho spray, sobre a área afetada, causando um tipo de queimadura pelo frio, formação de crosta e posterior eliminação da lesão. Pode provocar, em alguns casos, uma bolha hemorrágica no local da aplicação.
Curetagem
Retirada de lesões benignas da pele.
Como é feito?
Utiliza-se anestesia local e instrumental cirúrgico esterilizado.
Eletrocoagulação de Lesão Cutânea
Procedimento cirúrgico para retirada de lesões de pele.
Como é feito?
Utiliza-se o aparelho de rádio frequência para destruir o tecido afetado.
Terapia Fotodinâmica
A terapia fotodinâmica, conhecida como PDT (do Inglês, photodynamic therapy) é uma modalidade de tratamento que utiliza a interação entre uma substância fotossensibilizadora, luz e oxigênio.
O fotossensibilizador administrado pela via tópica é incorporado principalmente pelas células cancerosas e pré-cancerosas. Dessa forma, utiliza-se uma luz de comprimento de onda adequado para causar a excitação da substância fotossensibilizadora, o que acarreta a formação de espécies reativas do oxigênio, levando à morte celular.
Indicações:
- A terapia fotodinâmica (PDT) é utilizada para o tratamento de lesões pré-cancerosas da pele como as queratoses actínicas e em cânceres de pele não-melanoma como o carcinoma basocelular (superficial e nodular) e também na doença de Bowen.
- Nos pacientes com múltiplas lesões de queratoses actínicas a PDT é capaz de tratar grandes áreas ao mesmo tempo.
- Entre as principais vantagens da terapia fotodinâmica está o fato dela ser considerada um tratamento eficaz, com resultados estéticos significativamente melhores, possibilidade de tratamento de múltiplas lesões em uma mesma sessão e tratamento de lesões em localizações de difícil abordagem cirúrgica.
Como é feita a aplicação?
A Terapia Fotodinâmica é um procedimento realizado pelo médico dermatologista devidamente treinado para realizar este procedimento.O tempo de permanência do paciente na clínica é de aproximadamente 4 horas. Inicialmente o médico irá realizar uma curetagem (raspagem) das lesões (sob anestesia local, se necessário)e após será aplicado o medicamento sobre as lesões ou região a serem tratadas.
É feito uma oclusão da região a ser tratada com filme plástico e após com papel alumínio e o paciente aguarda por 3 horas (tempo necessário para a penetração adequada do medicamento).Após este período o creme é removido e a área a ser tratada é iluminada com uma fonte de luz LED de comprimento de onda de 634 nm (Aktilite) durante um período de 7 a 10 minutos Durante o procedimento o paciente pode apresentar sintomas de ardência e queimação.
Sintomas e cuidados pós-procedimento:
Ocorre vermelhidão na área, com posterior formação de crostas, que irão se desprender no período de 3 a 4 dias, junto com uma descamação importante da pele. O paciente deve evitar a luz do sol e utilizar filtro solar recomendado pelo médico dermatologista.
Resultados:
A Terapia Fotodinâmica oferece excelentes resultados cosméticos associado a índices elevados de cura, boa tolerância a dor e aceitação pelo paciente. O procedimento pode ser repetido em caso de novas lesões ou recidiva do tumor.
É indicada uma sessão para lesões de queratoses actínicas e duas sessões, com intervalo de 7 dias para carcinomas basocelulares superficiais e nodulares e na doença de bowen.
Cauterização Química
Procedimento utilizado para tratamento de lesões benignas da pele e verrugas vulgares.
Como é feito?
É realizado pelo médico através de aplicação de substância química sobre a lesão. Dependendo do diagnóstico, será necessária mais de uma aplicação. O intervalo entre elas é determinado pelo médico.
Infiltração Intra-lesional
Procedimento indicado para tratamento de cicatrizes hipertróficas, queloides, lesões pruriginosas localizadas, algumas lesões de psoríase, eczema crônico e alopécia areata.
Como é feito?
É realizado pelo médico, com aplicação de medicamento na área afetada.
Excisão e Sutura
Procedimento cirúrgico para remoção de lesões de pele (benignas ou malignas).
Como é feito?
Utiliza-se anestesia local, instrumental cirúrgico esterilizado e retirada de pontos após 7 a 15 dias.