Dúvidas

Asma

O quadro da Asma é caracterizado por crises recorrentes de falta de ar, chiado no peito e tosse. Às vezes, para alguns pacientes o quadro pode se manifestar somente com tosse. O tratamento da Asma deve ser contínuo, dependendo da intensidade das crises e consiste em controlar a doença cuidando não somente das crises mas também dos períodos intercrises (entre as crises) isso evita que pacientes asmáticos tenham crises fortes e possam lidar com elas sem a necessidade de ir ao pronto socorro. Desta forma é muito importante a procura de um alergista para a realização correta de um diagnóstico que será feito baseado na história, exame físico, exames complementares e testes alérgicos. E o tratamento somente pode ser prescrito após uma conclusão diagnóstica.

Bronzeamento

O bronzeamento é freqüentemente confundido como um sinal de saúde. Na realidade, ele é o resultado de uma pele agredida. A sua pele por ser muito clara, merece cuidados maiores na exposição ao sol, uma vez que é mais sensível aos raios solares. Os raios em excesso podem causar sardas, mudança na textura da pele, dilatação de vasos sanguíneos, câncer entre outras alterações na pele. Por isso é importante usar um protetor solar porque, dessa forma, ele ajuda a prevenir os danos dos raios solares na pele e a reduzir o risco de câncer. Recomendamos que você evite a exposição excessiva ao sol e proteja-se usando chapéu, óculos de sol e roupas. E quando for se expor ao sol, use um protetor com fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 30, mesmo em dias nublados, reaplicando após mergulhos, prática de esportes, transpiração excessiva, geralmente a cada 3 horas. Vale ressaltar que receitas caseiras podem trazer sérios riscos à sua saúde. Portanto, o melhor é receber orientações do seu médico dermatologista para ter os resultados de forma consciente.

Bronzeamento Artificial

O bronzeamento é freqüentemente confundido como um sinal de saúde. Na realidade, ele é o resultado de uma pele agredida, conseqüência de uma reação de proteção contra os raios que penetram nela, através da produção de mais pigmentos (melanina). O bronzeamento artificial é tão prejudicial como os raios solares. Consulte seu médico dermatologista

Cabelos Brancos

A presença de cabelos brancos em pessoas jovens geralmente é hereditário (outras pessoas da família apresentam o mesmo problema). Os pelos vão perdendo o seu pigmento. Consulte seu médico dermatologista.

Descamação

A descamação pode ocorrer principalmente por três motivos: - Ressecamento; - Oleosidade excessiva; - Hipersensibilidade (alergia). O ressecamento ocorre principalmente no inverno devido a exposição ao frio e aos banhos quentes, porém o ressecamento é mais comum no corpo do que no rosto. Cada uma dessas dermatoses necessita de uma abordagem e tratamentos diferentes e somente um dermatologista deve indicar o melhor tratamento para cada caso.

Dermatite de Contato

Os sintomas da Dermatite de Contato são: coceira na pele e formação de bolhas que podem estourar formando crostas e descamações. Se a pele não for tratada, ela poderá escurecer ficando grossa e rachada. Para identificar as causas é preciso verificar os materiais que entram em contato com a pele, tanto no trabalho quanto em casa, para que se possa identificar os alérgenos. Teste de Contato (Patch test). Esse exame é uma maneira segura e rápida para descobrir os alérgenos responsáveis pela Dermatite de Contato. Desta forma é muito importante a procura e ajuda de um dermatologista para a realização correta de um diagnóstico.

Depilação Masculina

como é a melhor maneira do homem se depilar? Na região da barba pode ser usada aparelhos com lâmina de barbear e cortando sempre no sentido do pelo, nunca escanhoar. Em outras áreas, o tipo ideal de remoção dos pelos, vai depender da região, da quantidade de pelos e qual o objetivo dessa eliminação de pelos. A depilação a laser promove, após algumas sessões, eliminação prolongada de pelos nas áreas tratadas.

Depilação à Laser

A depilação a laser promove a redução de pelos na área tratada. Ela é indicada para pessoas que possuem pelos em excesso ou que apresentam irritações ou alergias aos métodos tradicionais de depilação.
Esse método é considerado definitivo para os pelos destruídos pelos raios mais isso não impede que outros venham a aparecer ao redor dos pelos tratados.
As axilas, mesmo sendo uma área sensível, possibilitam ser depiladas pelo laser uma vez que esse equipamento permite adequar a sua intensidade de acordo com a região do corpo. Sendo assim, o procedimento pode ser realizado em locais como: virilhas, axilas, mamilos, rostos entre outros. Vale ressaltar a importância da depilação a laser ser feita por um médico, pois somente ele poderá adequar corretamente o equipamento ao tipo de pele e região do corpo. Para realizar a depilação a laser na sobrancelha é necessário inicialmente a realização de uma avaliação médica uma vez que nem todas as regiões desta área podem ser depiladas.

Cabelos Oleosos

Várias pessoas que têm cabelos oleosos precisam lavá-los diariamente. Isso não estraga os cabelos, se você seguir alguma dicas: - Lave os cabelos com água morna (não use água quente); - Não esfregue, só massageie levemente; - Use xampus suaves, sem condicionador (não use 2 em 1); - Se tiver cabelos compridos aplique o condicionador só nas pontas; - Evite o uso de secadores quentes. O ideal é consultar um médico dermatologista que estará passando orientações específicas para cada caso.

Pelo Encravado - Foliculite

A foliculite é uma inflamação dos folículos pilosos. Porém pode ter outras causas que somente através de uma investigação do seu caso será possível detectar e um médico dermatologista é o mais indicado para tal. Esta inflamação é comum e ocorre em regiões que necessitam ser depiladas. Após a depilação o pêlo encrava e provoca a lesão semelhante a espinha. Você deve procurar um dermatologista para orientação adequada para o tratamento e para a prevenção. Às vezes mudar o método de depilação pode ajudar. A opção de depilação a laser que produz uma diminuição prolongada de pêlos e pode ser indicada.

Molusco Contagioso – Formas de Tratamento

O molusco contagioso é uma doença causada por vírus e muito comum em crianças. O tratamento deve ser direcionado para a remoção das lesões, uma vez que o tratamento com a utilização de xaropes ou cremes não surtirão efeitos.
A curetagem das lesões é um procedimento relativamente simples, mas todas as lesões devem ser removidas (às vezes em mais de uma sessão). Além disso é frequente a recidiva das lesões e novos tratamentos são necessários. Para facilitar o procedimento pode-se aplicar um anestésico tópico nas lesões. Consulte seu médico dermatologista.

Manchas - Virilha

Estas manchas podem aparecer devido ao trauma da depilação, micoses ou alergias. O diagnóstico correto poderá ser feito por um dermatologista, após consulta médica, e o tratamento vai depender da causa.
Quanto as receitas caseiras em sua maioria, elas oferecem risco no seu uso, por não ter fundamentação científica que possa comprovar a sua eficácia. Assim, o tratamento de manchas geralmente é longo porque além do uso de medicação, há uma série de cuidados necessários para atingir os resultados esperados. Um dos cuidados mais importantes é com o sol uma vez que as manchas sempre pioram quando elas são expostas à radiação solar. Por isso, o ideal é passar em consulta com um dermatologista que estará formulando o produto ideal para o seu caso, com base na avaliação do seu caso.

Mancha na Pele – Formas de Tratamento

Se a lesão for profunda a cicatriz pode ser permanente, porém existem procedimentos capazes de atenuá-las.
Uma pessoa de pele morena apresenta um risco maior de pigmentação pós-cirúrgica do que uma pessoa de pele mais clara. Durante uma consulta com o dermatologista, será possível identificar os tratamentos possíveis.

Hiperidrose (Suor excessivo) Axilas

É possível a utilização de Toxina Botulínica em casos de hiperidrose axilar.
No entanto antes da realização deste procedimento é importante uma avaliação médica, pois através desta o médico irá verificar se este é o melhor tratamento para o caso além de identificar exatamente onde as glândulas sudoríparas estão localizadas. Nas axilas o procedimento de aplicação é simples, rápido e muitas vezes indolor.

Uso de Protetor Solar

O fator de proteção faz diferença e é muito importante adequar o tipo de pele ao protetor solar. Por isso, sempre recomendamos que o filtro solar tenha no mínimo um fator de proteção 30. Para crianças existem preparações especiais com fator 30 porque a pele delas é mais sensível e necessita de maiores cuidados. A ideia de se usar protetor solar é de proteger a pele dos danos causados pelo sol. Este dano tem efeito cumulativo ao longo dos anos causando o envelhecimento precoce da pele e facilitando o aparecimento de câncer de pele. Além da indicação clinica do protetor solar, é importante também seguir as seguintes dicas:
- Reaplicar o protetor solar a cada 2 ou 3 horas - Ficar na sombra sempre que possível - Evitar o sol entre 10h00 e 16h00. - Consulte sempre seu médico dermatologista.

Urticária

A urticária solar é um quadro alérgico, desencadeado pelo sol. O tratamento é feito a base de anti alérgicos e evitando a exposição ao sol. Geralmente tem evolução crônica, de difícil cura e apenas com controle dos sintomas. Consulte sempre seu médico Dermatologista.

Tratamento à Laser

A Alergo Dermatologia realiza tratamento de Luz Intensa Pulsada para o tratamento de alterações pigmentares da pele (manchas) tais como melasma e sardas, manchas solares (melanoses), fotoenvelhecimento, lesões vasculares (pequenos vasinhos da face), olheiras, rosácea, cicatrizes de acne, algumas rugas superficiais e poros dilatados.

Faça o agendamento online.

É fácil, rápido e seguro.

Unidade Lapa

Tel. 11 3649-0900